31/07/2011

O abecedário da felicidade


Não sei se já conhecem este recurso nem se estou sendo original, mas decidi preparar, por ordem alfabética, uma poderosa lista com dicas incríveis para ajudá-la a encontrar a felicidade. Vamos a ele

Abrace alguém hoje. Porém, nada de envolver os braços no outro como se fosse um porco-espinho. Aproveite o gesto para transmitir todo o seu carinho.

Brinque mais. Não se importe com sua idade nem com os comentários das pessoas ao seu redor.

Coma o que gosta e esqueça um pouco a dieta. No fundo, você sabe: não está tão fora de forma assim.

Durma mais um pouquinho. Desligue o despertador sem culpa e aproveite a tranquilidade da manhã.

Elogie as pessoas ao seu lado. É simples, não precisa de prática alguma. Apenas deixe o coração falar.

Faça as pazes com quem já a ofendeu. Acredite, não existe remédio melhor para a sua alma.

Ganhe presentes de si mesma. Lembrancinhas, mesmo bobas, como um simples chocolate, podem mudar seu
dia para melhor.

Hoje é hoje. Amanhã… Ocupe-se com o que deve – e precisa – ser feito agora.

Imagine sempre ações boas para a sua vida e deixe de lado os maus pensamentos.

Jogue fora seus ressentimentos e aceite a opinião de outras pessoas.

Levante-se sempre após as quedas. Sustente-se de pé e tenha uma atitude vitoriosa.

Mantenha distância das fofocas. Elas não acrescentam nada à sua vida.

Neutralize o ódio com o amor. Procure o lado positivo dos acontecimentos.

Organize seu armário e sua vida, guardando o que é bom (objetos e sentimentos) e descartando o
lixo.

Pare de se fazer de vítima. Você é totalmente responsável pelos seus atos.

Questione sempre e nunca aceite absolutamente nada que vá contra suas verdadeiras convicções.

Ria de si mesma. Não há vergonha nisso. Ao contrário, você vai se divertir e agradar as pessoas.

Sinta a presença de Deus mesmo no silêncio que você não tem feito.

Toque o outro e sinta que a companhia dele pode lhe trazer paz.

Use as coisas em seu dia a dia e não as pessoas.

Vista-se com sua roupa preferida e não com a que lhe apontam como moda.

Xingue a preguiça que tenta lhe dominar com ações positivas em sua vida.

Zangado é aquele outro amiguinho da Branca de Neve. Você é o Feliz!

Caso esteja se perguntando onde foram parar as letras K, W e Y, sugiro como última dica: aprenda uma língua estrangeira. Além de usá-las bastante, aposte, sua autoestima aumentará. E não se esqueça de ser feliz todos os dias. Afinal, você merece!

Padre Juarez de Castro

5 passos para você realizar seus sonhos

Para conquistar aquilo que você almeja na vida pessoal, profissional e familiar, é necessário ter automotivação. Avance em busca de seus desejos!

Publicado em 01/06/2011 por Marjorie Zoppei

Conteúdo do site MÁXIMA

mulher feliz

Para seguir em frente considere que somos seres complexos com corpo, mente e espírito
Foto: Getty Images

1. Encare desafios

"Diante de um problema, crie possibilidades em vez de ficar se justificando", recomenda Lana Harari, psicoterapeuta da Universidade de São Paulo (USP). Isso vale para qualquer dificuldade que a gente enfrente, seja em casa ou no trabalho. Na base do raciocínio para ir atrás de alternativas que resolvam uma situação deve sempre estar a pergunta básica: estou exercendo a minha vocação? Quando a resposta é sim, vale a pena ir adiante. E prepare-se para que coisas muito boas aconteçam, pois, como ensina Lana, "superar desafios nos leva a grandes realizações".

Hora de se motivar: converse com as pessoas mais próximas e pergunte se elas perceberam seu desânimo em determinadas situações. Sua mãe, seu marido e até uma amiga bem próxima conseguem fazer essa interpretação. "Muitas vezes, é preciso dar um passo para trás, ir com mais calma ou postergar os planos para alcançar a felicidade plena", afirma Lana. Nem tudo acontece como planejado, mas nem por isso você deve desistir. Afinal, sua felicidade está em jogo.

2. Enfrente o medo

As situações conhecidas nos trazem conforto e segurança, sensações importantes para nos dar tranquilidade e recarregar nossa energia. Por outro lado, o habitual pode gerar acomodação, pois nosso maior estímulo é a novidade.

Hora de se motivar: assim como você deve lutar para não perder o que conquistou, liberte-se do medo de não tentar algo novo. Mas não vá na louca: "Monte uma estratégia", ensina Lana. Por exemplo: "Para pedir um aumento, veja a melhor forma de abordar seu chefe e mostre suas responsabilidades, metas e prazos cumpridos".

3. Seja curiosa

O trabalho de um cientista é movido pelo interesse em descobrir o novo. Sem esse combustível, grandes invenções teriam passado despercebidas. "Os curiosos são mais receptivos ao mundo, a coisas diferentes", explica Angelita Scardua, mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Hora de se motivar: que tal se desafiar, diariamente, a aprender algo? Pode ser visitar um restaurante que acaba de abrir, fazer uma nova amiga, ler sobre um assunto diferente. Esse é um exercício que mantém acesa a curiosidade, e quanto mais você aprende, mais alternativas tem diante de si.

4. Tenha orgulho

Pode haver uma pendência ou outra em sua vida, mas certamente você também tem sucesso em muitas áreas - e deve valorizá-lo, sem modéstia. "Sentir-se orgulhosa significa que você tem o controle da sua vida e, assim, saberá o que necessita para alcançar a plenitude", diz Angelita Scardua.

Hora de se motivar: celebre suas conquistas diariamente. Seja grata a si mesma por todas as coisas, grandes e pequenas, que você faz. Nossa cultura dá ênfase à modéstia e tem quase vergonha do sucesso, mas não caia nessa armadilha.

5. Siga em frente

Melhorar a vida financeira, ver o crescimento dos filhos, conquistar uma amizade verdadeira, estar em paz consigo mesma. O progresso é o movimento de ascensão contínua. Mas nunca se esqueça: a vontade de progredir deve ser sempre acompanhada do reconhecimento de que cada etapa percorrida tem sua importância e auxilia no próximo passo.

Hora de se motivar: considere que somos seres complexos com corpo, mente e espírito. Portanto, seja paciente consigo e, ao mesmo tempo, disponha-se a mudar o que não está bom na vida, sempre de forma bem pensada e estabelecendo prioridades. "Coloque-se metas possíveis de serem atingidas no curto prazo, pois cada objetivo cumprido é um estímulo para ir mais longe", alerta Lana.