02/05/2012


6 LIÇÕES PARA CONQUISTAR TODOS OS SEUS DESEJOS - Revista claudia

Diferenciar o que é urgente do que é importante aumenta sua realização pessoal e profissional.
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Muitas vezes a vida fica mais dura e difícil do que deveria porque nos enredamos com uma porção de tarefas que são urgentes, e não conseguimos folga para fazer o que consideramos importante. E o que é importante? É poder realizar atividades que tragam resultados. Por exemplo: brincar com o filho, escrever um livro, viajar. Já a palavra urgente vem de urgis (mandatório) e está diretamente ligada a pressão, trazendo, muitas vezes, mais stress e cobranças do que alegrias.

Ok, a lista de obrigações que o chefe passa é urgente, não dá para não cumprir o que ele pede. A lista de tarefas domésticas também é urgente, nem sempre temos a quem delegar. E tem ainda a necessidade de pintar o cabelo (depois de 15 dias os fios brancos “gritam” no alto da cabeça), de ligar para a mãe (carente da nossa atenção), de levar o carro para a inspeção veicular obrigatória, de pagar todas as contas em dia...
E como ficam as coisas importantes, deixadas de lado menos por acomodação e mais por circunstâncias? A verdade é que não fazê-las causa uma baita frustração. Ainda mais porque geralmente agrega valor o que é importante, e não o que é urgente, por mais que a gente precise dar conta desses dois lados da balança. Pronta para abrir espaço na sua agenda para o que é importante?
O movimento Ame Sua Vida sugere:
1. Pôr no papel ou no Ipad seus objetivos e indicar o senso de importância de cada um. Isso ajuda a priorizar.
2. Fazer o mesmo com as urgências, listando-as e indicando em qual tempo precisam ser concluídas. Pode ser que não tenha que fazer com tanta pressa quanto achava no início.
3. Pedir ajuda. Às vezes queremos bancar a Mulher Maravilha, achando que podemos e devemos dar conta de tudo sozinhas. Pedir ajuda não é vergonha, não é nenhuma fraqueza. Pode ser uma atitude sábia — e necessária.
4. Cortar as reuniões de trabalho sem objetivo claro.
5. Responder ao chefe “qual a sua prioridade?” quando ele já tiver passado três tarefas urgentes e quiser acrescentar mais uma. Isso o forçará a reconhecer que não pode exigir quatro coisas ao mesmo tempo.
6. Aprender a dizer não: se, por exemplo, alguém pede um favor impossível de cumprir. Com delicadeza, com argumentos, com a certeza de estar tomando a atitude mais correta e sensata.




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