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LIÇÕES PARA CONQUISTAR TODOS OS SEUS DESEJOS - Revista claudia
Diferenciar
o que é urgente do que é importante aumenta sua realização pessoal e
profissional.
Muitas
vezes a vida fica mais dura e difícil do que deveria porque nos enredamos com
uma porção de tarefas que são urgentes, e não conseguimos folga para fazer o
que consideramos importante. E o que é importante? É poder realizar atividades
que tragam resultados. Por exemplo: brincar com o filho, escrever um livro,
viajar. Já a palavra urgente vem de urgis (mandatório) e está diretamente
ligada a pressão, trazendo, muitas vezes, mais stress e cobranças do que
alegrias.
Ok, a lista de obrigações que o chefe passa é urgente,
não dá para não cumprir o que ele pede. A lista de tarefas domésticas também é
urgente, nem sempre temos a quem delegar. E tem ainda a necessidade de pintar o
cabelo (depois de 15 dias os fios brancos “gritam” no alto da cabeça), de ligar
para a mãe (carente da nossa atenção), de levar o carro para a inspeção
veicular obrigatória, de pagar todas as contas em dia...
E como ficam as coisas importantes, deixadas de lado
menos por acomodação e mais por circunstâncias? A verdade é que não fazê-las
causa uma baita frustração. Ainda mais porque geralmente agrega valor o que é
importante, e não o que é urgente, por mais que a gente precise dar conta
desses dois lados da balança. Pronta para abrir espaço na sua agenda para o que
é importante?
O movimento Ame Sua Vida sugere:
1. Pôr no papel ou no Ipad seus objetivos e
indicar o senso de importância de cada um. Isso ajuda a priorizar.
2. Fazer o mesmo com as urgências, listando-as e
indicando em qual tempo precisam ser concluídas. Pode ser que não tenha que
fazer com tanta pressa quanto achava no início.
3. Pedir ajuda. Às vezes queremos bancar a
Mulher Maravilha, achando que podemos e devemos dar conta de tudo sozinhas.
Pedir ajuda não é vergonha, não é nenhuma fraqueza. Pode ser uma atitude sábia
— e necessária.
4. Cortar as reuniões de trabalho sem
objetivo claro.
5. Responder ao chefe “qual a sua
prioridade?” quando ele já tiver passado três tarefas urgentes e quiser
acrescentar mais uma. Isso o forçará a reconhecer que não pode exigir quatro
coisas ao mesmo tempo.
6. Aprender a dizer não: se, por exemplo,
alguém pede um favor impossível de cumprir. Com delicadeza, com argumentos, com
a certeza de estar tomando a atitude mais correta e sensata.
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